Licenciamento 2021 Detran TO → Consulta, Tabela, Como Pagar
Comprar um automóvel, caminhão, ou motocicleta, é um desejo de grande parte dos brasileiros, seja pelo conforto, ou facilidade de locomoção, mas é preciso se programar no pagamento do licenciamento Detran 2021 TO. No Brasil, assim como em outros países do mundo, é preciso pagar taxas como o licenciamento Detran TO 2021 para que o veículo esteja regularizado e possa trafegar em dia com a lei.
Entre essas taxas está o Licenciamento. Sem o pagamento do licenciamento 2021, o veículo não pode trafegar nas estradas nacionais. Conforme a lei publicada em 2016, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é obrigatório para todos os proprietários.
Por isso, se você quer consultar, saber como pagar, ou verificar suas pendências sobre esta taxa, aproveite o texto abaixo:
Como consultar o Licenciamento TO 2021
Para realizar a consulta ao licenciamento 2021 no Tocantins, o condutor precisa ter em mãos o número do RENAVAM e também a placa do carro completa. Com esses documentos, é necessário acessar o site do DETRAN TO, clicando no link. https://detran.to.gov.br/veiculo/2-via-do-crvcrlv/
Ao entrar no site, o proprietário pode conferir informações sobre o Licenciamento, que é composto pelo IVPA, Seguro DPVAT, multas (se houver) e a própria taxa de licenciamento.
Vale lembrar que, caso um desses documentos esteja atrasado, você não receberá o CRLV. Se estiver em dia com as outras taxas, confira como fazer a consulta no tópico abaixo.
- Acesse o link e abra a página do Detran do Tocantins.
- Logo no canto direito inferior do site você poderá encontrar a barra de buscar “Veículos/Boletos”, insira ali a placa do seu carro assim como o número do Renavam, clique na ferramenta da lupa;
- Pronto, você poderá verificar a sua situação do licenciamento e também de demais pendências (caso existam).
Tabela do Licenciamento Detran Tocantins 2021
Assim como o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o licenciamento Detran TO 2021 é uma taxa obrigatória anual que é cobrada a partir de um calendário especial orientados pelo final das placas dos automóveis.
Como a taxa é lançada pelo Detran no começo do ano, a tabela de Licenciamento 2021 no Tocantins ainda não foi divulgada. Mesmo assim, é possível verificar as tabelas mais atualizadas para ter noção de como a identificação é feita. Confira:
[table id=2 /]Valor do Licenciamento 2021 no Tocantins
O custo do Licenciamento 2021 no Tocantins é referente a emissão do novo documento que indica a quitação dos outros impostos, como o IPVA e o DPVAT. Diferente do IPVA, a taxa de Licenciamento não é influenciada pelo valor do carro.
A taxa é cobrada pelo DETRAN do Tocantins e varia conforme o preço da atualização documental do veículo. Mesmo que não seja divulgado, o valor do Licenciamento 2021 no Tocantins não deve ultrapassar R$100.
O contribuinte também pode pagar um pouco a mais para receber o documento em casa, pelos Correios, arcando também com a taxa do frete. Verifique com o seu estado como funciona o licenciamento local, visto que muitos deles são diferentes, como é o caso do Rio Grande do Norte ou também no Maranhão.
Formas de pagamento do Licenciamento 2021 no Tocantins

Com os documentos e o boleto em mãos, cabe ao proprietário escolher a melhor forma de pagar o licenciamento 2021 do Tocantins. Conforme o calendário de cobranças, esteja dentro do prazo para quitar sua parcela.
O pagamento do Licenciamento 2021 no Tocantins deve ser realizado pelo boleto gerado a partir da consulta explicada no tópico acima. Lembrando que é necessário estar com o IPVA 2021 e o DPVAT 2021 em dia.
Para pagar a taxa, você pode utilizar os bancos Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, ou levar o boleto até uma casa lotérica, se preferir.
Em alguns bancos existe a possibilidade pagar o licenciamento online por meio do internet banking ou aplicativos, que facilitam a vida do contribuinte que não precisa sair de casa ou enfrentar filas.
O que acontece se eu não pagar o Licenciamento Detran 2021 TO?
O IPVA, o DPVAT e o CLRV são taxas obrigatórias que os contribuintes precisam pagar para poder trafegar com os veículos. Caso o proprietário não efetue o pagamento das parcelas, ele pode enfrentar problemas graves com a legislação nacional.
Além do veículo estar em situação ilegal, o proprietário pode ter o carro, moto, ou caminhão, apreendido pela polícia. Caso seja detido em flagrante, o contribuinte pode ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou ainda receber pontos como punição na mesma.
Se o proprietário não conseguir pagar as taxas, o valor delas vai aumentando com multas e juros até que ele quite as dívidas.
Deixe seu comentário