3 dicas para ter uma alimentação muito mais saudável

Quando se trata de uma alimentação saudável, os mitos e equívocos são abundantes. Não ajuda que novos – e muitas vezes contraditórios – conselhos de dieta surjam todos os dias.

Mas o básico de comer direito realmente não muda. Como vários nutricionistas, tento esclarecer a confusão que as pessoas costumam ter sobre como comer bem.

Aqui estão algumas regras de nutrição que todos deveriam seguir, e que eu gostaria que todos vocês soubessem.

1. Encha o seu prato com legumes

Para construir um prato saudável, encha metade do seu prato com legumes – e, não, as batatas fritas não contam! Escolha vegetais “crocantes”, como brócolis, feijão verde, couve de Bruxelas e verduras como couve e acelga. Do outro lado do prato, coloque grãos integrais ou leguminosas em um quarto e uma porção de proteína magra saudável no outro.

2. Coma um café da manhã equilibrado

Você já ouviu isso antes, e é verdade: o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Comer um café da manhã saudável é absolutamente crucial para ajudar a impulsionar o metabolismo, melhorar a função cognitiva e ajudá-lo a fazer melhores escolhas alimentares ao longo do dia. A refeição ideal inclui proteína, gordura saudável e alguns carboidratos complexos.

3. Não morra de fome

Esta estratégia não é apenas insalubre – quase sempre sai pela culatra. Se você não ingerir calorias suficientes ao longo do dia, terá maior probabilidade de exagerar durante a noite. Quando você concentra seus esforços o dia todo em economizar alimentos, você se prepara para uma compulsão alimentar mais tarde. E, em vez de se sentar para uma refeição saudável à noite, é mais provável que você se recompense por ser sido tão “bom” o dia todo, buscando uma bomba de calorias como um copo de sorvete ou um pedaço de bolo.

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